Total de visualizações de página

domingo, 24 de abril de 2011

As minhocas são nossas melhores amigas

A minhocultura é uma atividade altamente interessante para a produção de adubo orgânico de qualidade nas propriedades familiares. O húmus de minhoca, além de ser rico em nutrientes para as plantas, ajuda a melhorar as características físicas do solo, como a aeração e a retenção de água. Por ser um material orgânico, sua utilização também auxilia no aumento da biodiversidade dos microrganismos do solo, tendo como consequência uma maior estabilidade do agroecossistema.

As minhocas Vermelha-da-Califórnia (Eisenia fetida) são bem adaptadas à criação em cativeiro e bastantes resistentes às condições climáticas de Belém, mesmo em criações ao ar livre. Além disso, as minhocas dessa espécie se reproduzem rapidamente e são muito vorazes, podendo consumir por dia, uma quantidade de alimento equivalente ao seu peso. Essas características as diferenciam das espécies nativas, pois aliam rusticidade e rapidez na transformação dos resíduos orgânicos.


Ao contrário do que grande parte das pessoas pensam, a principal causa do insucesso está no manejo inadequado do minhocário e não necessariamente na falta de uma maior infraestrutura. Muitas vezes, o alimento ofertado para as minhocas é de baixa qualidade ou até mesmo tóxico, além do minhocário ser montado em um local muito quente, úmido demais ou com falta de umidade.


 Os minhocários de baixo custo são construídos com materiais disponíveis na própria propriedade e podem ser adaptados a diversas condições, desde de que observados alguns pontos importantes.

Este é o sistema de minhocário que utilizamos aqui na Casa Eware. Em breve mostraremos mais idéis de minhocarios que estamos aperfeiçoando.

Venha fazer uma oficina de confecção de minhocarios aqui conosco!

5 comentários:

  1. Gostaria de saber como posso conseguir minhocas vermelhas para compostagem.

    ResponderExcluir
  2. SAM, ainda não estamos vendendo, mas pra te auxiliar melhor, preciso saber em que região do Brasil você se encontra.

    ResponderExcluir
  3. Moro em Belém Pa, ainda não achei um local na cidade onde eu posso encontrar as minhocas vermelhas.

    ResponderExcluir
  4. Como te falei, aqui na cidade ainda não estamos vendendo, mas tem muito criatório de minhocas para venda em Sta Izabel, ou então, vc pode estar comprando do site do minhocasa ou minhobox que eles vendem e despacham para todo Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Onde encontro minhocas californianas em Belém ou Ananindeua ?

    ResponderExcluir