Total de visualizações de página

domingo, 24 de abril de 2011

Casa Eware em toda parte!

Este foi um trabalho muito interessante na Universidade do Vale do Acaraú - UVA.
Aceitamos transformar cada artigo da LDB (Leis de diretrizes e bases) em uma feira de arte e conseguimos, eis alguns momentos:


 Aqui foi no IPEC - Instituto de Permacultura e ecovilas do Cerrado, falando de permacultura na Amazônia
 

 Aula com demonstração em maquete sobre os maleficios de cimentar os terrenos acabando com o escoamento das aguas das chuvas



 

Participação no Espaço Casulo preparando material para a barraca da amiga Gio na festa de São João do Cidade Jardim

Curso O que é a Permacultura, na Casa Eware
 Faça parte!!!!


 Confecção de mandalas - Oficina de arte da Casa Eware


Roda de Terapia Comunitaria no Bosque Rodrigues Alves

 Curso de Reciclagem na Casa Eware!


Como você pode ver a Casa Eware participa de vários eventos na nossa cidade e também tem a contribuir com cursos inteligente que acrescentam a todo ser humano que tem a vontade de somar neste planeta. Se você também tem essa vontade e não sabia como fazer, venha até nós e não perca mais tempo, seja você também um 
AMIGO DA CASA EWARE!!!!


Programação Neurolinguística - PNL

Eis nosso curso de Programação Neurolinguística (ou simplesmente PNL) que é um conjunto de modelos, axiomas e crenças que seus praticantes utilizam visando principalmente ao desenvolvimento pessoal e profissional.
 É baseada na idéia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de "modelagem", envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o "sucesso".

Pessoas como Virginia Satir (terapeuta familiar), Milton Erickson (médico psiquiatra e hipnoterapeuta), Gregory Bateson (antropólogo especialista em cibernética) e Fritz Perls (pai da Gestalterapia) tiveram resultados extraordinários com muitos dos seus pacientes.

Apesar de ser assim largamente considerada pelo público, a PNL não é exatamente uma ciência. Mais propriamente é considerada uma metodologia ou uma tecnologia, para enfatizar o fato de que não tem um objeto de estudo independente e, portanto, não é uma ciência no sentido lato do termo. Trata de linguagem, mas não é exatamente uma raíz da Linguística. Fala de sistemas mas não é Cibernética. Fala de comportamento e mudança mas não é só Psicologia. Fala de liderança, gestão, motivação, aprendizagem, mas não é só Administração, Política, Comunicação ou Pedagogia. A PNL se aproveita de conhecimentos de vários campos e os inter-relaciona, em uma espécie de "corte transversal" entre vários assuntos, com um jargão próprio e simplificado visando facilitar seu acesso. Assim como em várias novas metodologias, não há como testar muitas das suas asserções pelo modelo científico atual, principalmente no que diz respeito às percepções subjetivas, que nem sempre são cientificamente explanáveis. Nesse ponto de vista, a PNL é pragmática, se importando mais com os resultados que com o apoio científico. Embora haja resultados relatados, ainda não há uma sistematização consolidada.
Pode se dizer que a PNL é um corpo de conhecimentos que pretende desenvolver a excelência na experiência subjetiva e no comportamento objetivo do ser humano, buscando aprimorar sua comunicação para facilitar o atingimento de metas de superação.

Nem todos sabem que a PNL advoga puramente a pragmática, importando-se primariamente com a obtenção de resultados. Assim, muitos, erroneamente, acreditam que há apoio a algum pressuposto análogo à "paranormalidade", "pensamento positivo", ou a "forças espirituais", etc. Sendo baseada no pragmatismo, na PNL utilizamos o termo "programação" baseado em uma analogia computacional para a mente humana. Isto é, encara o cérebro como uma espécie de hardware e a mente e os pensamentos como uma espécie de software, numa analogia de que podemos "reprogramar" a mente humana, retirando defeitos, ou seja, erros de programação gerados no passado.

Muitas das técnicas da PNL não são propriamente novidades, sendo que, por exemplo, padrões mentais já haviam sido descobertos e chamados por outros nomes diversos. Mesmo que a palavra "padrão" tenha vários significados para um neurolinguista, um desses significados é o sistemas de crenças e percepções filtradas da realidade (filtros), criadas em um momento do passado e que podem, por mudanças das circunstâncias ou da própria pessoa, se tornarem inapropriadas. Assim, "reprogramar" uma pessoa, pelo ponto de vista da PNL, é ajudá-la a modificar os seus padrões mentais e entender os seus metaprogramas básicos - o que os formaram.

Participem de nossos cursos de PNL, vc vai se encantar!

Ação Social

Nós também estamos em Escolas levando o conceito e trabalho da Casa Eware.
Este foi um evento inesquecível!!!!

Foi um trabalho que começou na EEEFM Ruth dos Santos Almeida que teve:

Aula sobre cuidados com seu animal de estimação com o professor e adestrador Edimilson e sua labradora Naila.
Palestra sobre hábitos de higiene corretos com a professoras Vanessa e Marcia

 Esta é uma roda de terapia comunitaria feita pela terapeuta comunitaria Paula Fernanda
 
 Aula sobre Alimentação saudável dada pelo professor Luciano

 Aula de danças variadas feita pela professora Joana


Aula efetuada pela professora Giordana do Esapaço Casulo, que faz de material diversos do dia a dia como embalagens de shampoo, cds etc, objetos de arte pra criançada soltar a imaginação



 Depois seguimos para a APACAM onde seguimos com atividade de reike e thay massagem com Sônia, Emely...


 Amigas Reikianas, a massagista Lana e amiga Paula


 E por fim, um lanche orgânico muitooo gostoso distribuida por nossas colaboradoras!


Todos se dedicaram e deram um pouco de si de forma maravilhosa fazendo aquilo que fazem de melhor, serem humanos


E por fim, terminamos na pça Batista Campos apoiando a Cãominhada para adoção desses seres maravilhosos!

Seja voluntário vc também, não queremos o seu dinheiro, doe seu trabalho, pois é o que não falta neste mundo!!!!!

Horta domiciliar

Podem ser instaladas em terrenos e quintais onde é possível trabalhar o solo, desde que o local da
horta receba sol pelo menos de 4 a 5 horas por dia e disponha de água limpa suficiente para as regas, que,
em certas épocas do ano devem ser diárias. Para isso, prepara-se o terreno e os canteiros da seguinte
maneira:

1- inicialmente, fazer uma boa limpeza na área, retirando todo o mato, pedras, tocos e vidros.
2- revolver o terreno numa profundidade de 25 cm a 30 cm (um palmo e meio), com auxílio de um
enxadão ou outra ferramenta adequada.
3- distribuir 1/2 kg de calcário dolomítico por metro quadrado, incorporando-o uniformemente ao terreno,
numa profundidade de 25 ou 30 cm, no mínimo um mês antes do plantio.
4- marcar os canteiros com 1 metro de largura, com comprimento livre, deixando de 25 a 30 cm de
altura, cortando as águas, ou seja, perpendicularmente à maior inclinação do terreno.
5- entre os canteiros, deixar um espaço de 40 cm para facilitar a movimentação e o trabalho.
6- aplicar, por metro quadrado do canteiro, a seguinte mistura: 3 a 5 litros de adubo orgânico e/ou 100
a 200 gramas de fertilizante NPK, de baixa toxidade. Distribuir e incorporar os adubos no leito do canteiro,
até 25 a 30 cm de profundidade, e acertar sua superfície com ancinho ou ripa de madeira.

   Freqüência das Regas
No outono e inverno, regue as plantas 1 ou 2 vezes por semana aos finais de tarde, sendo o suficiente. Já na primavera e verão, as regas devem ser feitas a cada 2 dias. Mas, com as atuais mudanças climáticas não nos permitem conceitos rígidos, e de modo geral, basta saber que o solo deve manter-se sempre úmido e sem encharcamentos. Tudo vai depender do clima da região. Para saber se a planta precisa ou não de água, encoste o dedo no solo para sentir sua umidade.
O que deve ser feito na Limpeza
As principais tarefas são retirar as folhas secas e restos vegetais. Apesar de estético, faz com que retiremos parte do que seria a matéria orgânica do próprio jardim. Nesses casos, não podemos nos esquecer da reposição com húmus ou composto orgânico.





O Berçário:


 O controle de Pragas e Doenças
Sempre que possível, é interessante observar o aspecto geral das plantas. Fique atento nos seguintes casos: manchas escuras ou amarelecimento das folhas, assim como furos e folhas retorcidas, é preciso atenção redobrada. Outro fator importante é a observação do surgimento de colônias de insetos. A melhor maneira de se evitar este tipo de problema é a catação manual ou a retirada da parte afetada, com limpeza do local utilizando um pano macio embebido em álcool. Existem alguns inseticidas a base de toxinas naturais, como macerados de urtiga, fumo, etc., ou fungicidas, como a calda bordaleza e sulfocálcica, que podem ser tanto utilizadas no controle aplicado após a limpeza, como na preservação ao ataque das pragas, aplicada a cada 15 ou 30 dias, conforme o suposto risco de infestação. 

Venha e faça conosco o curso de horta domiciliar e hortas verticais, só aqui na casa Eware!

As minhocas são nossas melhores amigas

A minhocultura é uma atividade altamente interessante para a produção de adubo orgânico de qualidade nas propriedades familiares. O húmus de minhoca, além de ser rico em nutrientes para as plantas, ajuda a melhorar as características físicas do solo, como a aeração e a retenção de água. Por ser um material orgânico, sua utilização também auxilia no aumento da biodiversidade dos microrganismos do solo, tendo como consequência uma maior estabilidade do agroecossistema.

As minhocas Vermelha-da-Califórnia (Eisenia fetida) são bem adaptadas à criação em cativeiro e bastantes resistentes às condições climáticas de Belém, mesmo em criações ao ar livre. Além disso, as minhocas dessa espécie se reproduzem rapidamente e são muito vorazes, podendo consumir por dia, uma quantidade de alimento equivalente ao seu peso. Essas características as diferenciam das espécies nativas, pois aliam rusticidade e rapidez na transformação dos resíduos orgânicos.


Ao contrário do que grande parte das pessoas pensam, a principal causa do insucesso está no manejo inadequado do minhocário e não necessariamente na falta de uma maior infraestrutura. Muitas vezes, o alimento ofertado para as minhocas é de baixa qualidade ou até mesmo tóxico, além do minhocário ser montado em um local muito quente, úmido demais ou com falta de umidade.


 Os minhocários de baixo custo são construídos com materiais disponíveis na própria propriedade e podem ser adaptados a diversas condições, desde de que observados alguns pontos importantes.

Este é o sistema de minhocário que utilizamos aqui na Casa Eware. Em breve mostraremos mais idéis de minhocarios que estamos aperfeiçoando.

Venha fazer uma oficina de confecção de minhocarios aqui conosco!

Biofiltro

Olá pessoal,

Biofiltragem é um processo de remoção das impurezas de um fluido (água ou ar) utilizando-se agentes biológicos. Os poluentes são removidos pela barreira mecânica e por biodegradação.

Os biofiltros feitos de raízes de plantas têm sido considerados uma boa alternativa para o tratamento e reutilização de águas cinzas. Filtros deste tipo praticamente não requerem manutenção, sustentando-se pelo próprio ciclo biológico das plantas. Certas espécies, como o vetiver e o aguapé são preferidas por abrigarem em suas raízes certas bactérias mais eficientes na biodegradação destes rejeitos.

Recentemente fizemos aqui na casa Eware o nosso BIOFILTRO pra limpar a água que sai de nossa pia da cozinha e depois que passar pelo sistema de filtragem biólogica desembocar num dos jardins da casa sem que pra isso a gente fique regando com mangueira. Sem falar que a agua cinza ainda vai com nutrientes e as plantinha adorãmmm!!!!

Aí vão as fotos pra vcs verem como ficou legal!

 Uma das Pia da cozinha da Casa Eware

Cai no sistema orgânico de Biofiltros que irá depurar a água cinza

 Para ser utilizada no jardim colaborando para o ciclo da água de forma eficiente, simples e sustentável

Participe das oficinas da Casa Eware e aprenda a fazer biofiltros e colabore pra viver em harmonia com a natureza

03 meses depois, olha como está nosso Biofiltro: